Arquivo | Gêneros Musicais RSS feed for this section

Ska punk !

23 jan

https://i0.wp.com/redesuper.com.br/amplificador/files/2012/11/trompete.jpg

Eae, galera ! :D

Hoje vou falar para vocês um pouco sobre um gênero musical que eu gosto muito e que não é tão popular. Na verdade, muitas bandas conhecidas utilizam esse ritmo em suas músicas, mas, na maioria das vezes, os ouvintes não sabem que se trata desse ritmo. É o Ska punk.

Esse gênero musical consiste, como o próprio nome diz, em uma mistura de Ska e Punk (derr). E essa mistura fica muito interessante, pois o ska é um ritmo jamaicano, que deu origem ao reggae, inclusive, então nele estão presentes elementos bem característicos, como tambores, trompete, saxofone e etc. E misturando esses elementos com as linhas de guitarra, o ritmo mais acelerado e o vocal do punk, nasceu o Ska punk.

Uma das coisas que eu gosto muito no Ska punk são as linhas de contrabaixo. Elas são bem marcadas e elaboradas. É que, geralmente, na maiorias das músicas (de rock, principalmente) quase não se escuta as linhas de baixo (só se você prestar muita atenção no instrumental da música), mas no Ska punk isso é algo bem perceptível. O contrabaixo é um dos instrumentos que mais se destacam nesse ritmo.

Outro instrumento que é bem característicos nas bandas de Ska punk é o trompete. É difícil achar uma música em que não tenha a participação do nosso querido trompete. Como eu já disse anteriormente, ele é um dos instrumentos característicos do Ska, assim como o saxofone, que também se faz presente nas composições de Ska punk. Esses instrumentos de sopro são o que dão o “toque especial” nas músicas desse gênero.

Bem, é por isso que as bandas de Ska punk costumam ser bem grandes. Com esse infinidade de instrumentos utilizadas no ritmo, é preciso de muita gente pra fazer o trabalho, né. E é exatamente isso que mais me atrai no Ska punk; a diversidade instrumental e a harmonia que flui entre os instrumentos.

Como eu disse no começo do texto, muitas bandas utilizam esse gênero em algumas músicas, mas há muitas bandas que são exclusivamente desse gênero. São músicas dessas bandas que eu vou mostrar pra vocês agora.

Talvez você conheça essa música da banda Goldfinger. Ela fez parte da trilha sonora do jogo Tony Hawks Pro Skater.

 

 

A próxima música é uma versão da banda Reel Big Fish para a música “Take on me” do grupo A-ha. Eu, geralmete, prefiro a versão original das música, mas nesse caso foi diferente porque essa versão ficou incrível !

 

Provavelmente você já conhece a próxima música, porque é um clássico da banda Sublime.

 

 

A próxima música também fez parte da trilha de Tony Hawks.

 

Essas foram algumas das bandas de Ska punk mais conhecidas.

Espero que vocês tenham gostado ! Beijos !

Anúncios

Indie Rock

10 jan

https://i2.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Super_Furry_Animals_@_Indie_Rock_Festival_02.jpg

Hey ! Como vão vocês ?

Hoje estou aqui pra falar um pouquinho sobre um estilo musical que vem fazendo muito sucesso ultimamente. É o Indie Rock.

Na verdade esse estilo já existe há algum tempo, mas parece que a grande febre só veio há poucos anos atrás e vem crescendo a cada dia. A todo momento surgem bandas novas de indie rock. Uma banda bem conhecida, e já antiga, desse gênero é a banda The Strokes. Se você nunca ouviu falar, assista ao vídeo :

O que diferencia o indie rock dos outros tipos de rock, basicamente, é o sintetizador. O som das bandas indie é mais “artificial”, pois esse é o efeito que o sintetizador causa nas músicas. Mas não há apenas um tipo de indie rock. Cada banda adota um estilo diferente; algumas preferem um estilo mais puxado pro rock, outras preferem puxar mais pro pop…Enfim, tem indie pra todos os gostos. Vejamos algumas amostras :

Essa é uma das bandas indie que eu mais gosto. Há quem diga que ela é uma versão melhorada de The Strokes, mas não darei minha opinião pra não causar polêmica haha. Essa banda puxa mais pro rock. Se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. Com vocês… Arctic Monkeys !!! (obs.: Essa é minha música favorita deles)

A próxima banda também está entre as minhas favoritas. É a Foster The People ! O som deles já é mais puxado pro pop, porque tem bastante sintetizador e outros elementos musicais tecnológicos (se é que esse termo existe mesmo) nas músicas deles. O que eu quero dizer é que o som é mais “sujo”. Melhor você ouvir pra entender melhor o que eu estou falando :

(amo a música e o clipe haha)

Agora um hit ! Se você nunca ouviu essa música, comece a ouvir rádio hahaha. Esse hit é da banda Imagine Dragons, que está bombando no momento.

A próxima música também é hit. Fez até parte de trilha sonora de novela. Esse estilo é o que eu chamaria de indie rock meio folk.

E por último….Ela. A diva dos hipsters : Florence + the Machine !!! Não poderia deixar de falar dela, né. O estilo de indie da Florence é mais calminho. E a música dela tem uma coisa meio “transcendental”, digamos.

Bom, essa foi uma pequena (bem pequena mesmo) parte desse imenso universo indie. Há muitas outras bandas de indie rock perdidas por aí. Bandas que, inclusive, você nem imaginava que fazia parte desse universo.

É isso, galera. Esse post foi só pra falar um pouco desse gênero musical que está fazendo a cabeça de muita gente aí e que merece respeito. Então, se você tem algum tipo de preconceito com esse gênero, saia dessa vida e venha curtir o Indie Rock com a gente ! ;D

O Verdadeiro Funk

26 jan

fs

Sim, eu gosto de funk. Mas eu gosto do verdadeiro funk. Sabe, aquele funk lá da década de 60 ? Então, é esse. O funk original, infelizmente, foi muito modificado durante os anos e hoje o que se chama de funk não é nada parecido com o original. Não gosto de criticar estilos musicais, mas essa é a questão, pra mim o funk de hoje em dia nem é um estilo musical. Pra mim esse tipo de funk não é música (me desculpe pela sinceridade se você curte funk).

O funk é uma mistura de soul, jazz e R&B que surgiu na década de 1960. Essa mistura de ritmos deu origem a um estilo musical muito gostoso de se ouvir (e dançar). O funk é um estilo muito rico instrumentalmente. As linhas de baixo e guitarra são contagiantes e a batida é bem dançante. Além de contar, também, com a presença de alguns instrumentos de sopro como o trompete e saxofone que deixam esse estilo ainda mais interessante. Todos esses elementos dão um balanço muito legal para as músicas.

O cara que fez esse gênero ficar conhecido mundialmente foi James Brown (já ouviu falar ? rs). James Brown carregou a bandeira do funk por aí fazendo com que ele fosse reconhecido por todos.

Além de ser legal por si só, o funk também influenciou em outros estilos musicais legais e, consequentemente, em muitas bandas de variados estilos (incluindo o rock). Ou seja, alguma banda que você gosta deve ter alguma influência de funk. (Se você curte Red Hot Chili Peppers pode ter certeza disso).

Espero que você tenha gostado. Na verdade eu fiz esse post pra relembrar o que realmente é o funk, porque, depois de ouvir tanta coisa ruim por aí, nós acabamos esquecendo que o funk verdadeiro é bom.

E aí, você gosta de funk ?